post-thumb
post-thumb
post-thumb

10 Motivos para Continuar no Zwift, Mesmo com o Aumento

Table Of Contents

10 Motivos para Continuar no Zwift

Conheci o Zwift um pouco antes do início da pandemia em 2020. Na época, eu praticava triathlon e, pela comodidade e segurança, tinha comprado um rolo smart trainer da Wahoo, o Kikr Snap. No início, usava o rolo com o Zwift como alternativa para os treinos na rua, mas em abril de 2020, até alguns meses seguintes, tinha a restrição de praticar atividade física ao ar livre. O Zwift amenizou bastante a monotonia dos treinos em casa.

É verdade que existem outras plataformas de treino interativo, como o Rouvy (também pago) e o My Whoosh (gratuito, mas ninguém sabe até quando). Confesso que nunca tive curiosidade de experimentar essas plataformas, embora saiba que oferecem recursos diferentes do Zwift, como as rotas reais do Rouvy. Quem deseja se familiarizar com percursos antes das provas, com certeza, é uma boa opção.

O último reajuste do Zwift pode ter espantado algumas pessoas, afinal são quase R$ 100 pratas. Pode parecer pouco, mas em porcentagem, foi um reajuste significativo. Por isso, vou listar os motivos pelos quais, mesmo com o reajuste, vou manter o Zwift. O que pode ser uma vantagem para mim, pode não ser para você. Depois farei um post com 10 motivos para trocar de plataforma para os injustiçados.

1) Treinos Montados

O principal motivo que mais gosto são os treinos que existem no Zwift. Eles disponibilizam treinos de diferentes qualidades, como de recuperação, endurance, limiar, VO2 max, entre outros. Constantemente, eles atualizam a grade de treinos, divididos quase sempre em aquecimento, bloco de estímulo principal e desaquecimento. Se você quiser, dificilmente repetirá o mesmo treino.

Interface do Zwift Companion

Além da diversidade de treinos separados por categoria, existe a possibilidade de dividir por tempo. Você tem um determinado tempo para treinar (20, 30, 45 ou 120 min) e pode selecionar diretamente treinos divididos pela duração.

2) Planilha de Treinos

Você pode escolher treinos aleatórios pré-montados e selecionar diariamente de acordo com sua forma ou desejo, ou pode ingressar nos planos de treinamento definidos por número de semanas para focar em um objetivo pessoal, seja aumento de volume, potência ou endurance. A plataforma conta com essas funcionalidades.

Categorias de treinos no Zwift

3) Popularidade

Zwift é a plataforma mais conhecida e utilizada no meio do ciclismo e do triathlon. Inclusive, a equipe Alpecin-Deceuninck é patrocinada pelo Zwift e conta com um programa que seleciona os melhores atletas virtuais inscritos para decidir quem poderá assinar um contrato real com eles. O conhecido atleta australiano Jay Vine venceu o Zwift Academy de 2020 e assinou um contrato com a Alpecin-Deceuninck. Ele já correu pela equipe em uma grande volta, a Vuelta a Espanha, e venceu campeonatos nacionais de contra-relógio, primeiro geral no Tour Down Under, entre outras vitórias. Você pode ser o próximo, por que não!

4) Possibilidade de Pedalar com Atletas Pro Tour/Amador

Devido à sua popularidade, diversos atletas conhecidos do mundo World Tour estão lá. Mathieu Van Der Poel pode ser visto sempre depois de provas importantes. Ele marca presença na plataforma para interagir com os fãs. Outro dia, um treino dele foi aberto e podemos ver o que é uma performance de um multicampeão mundial. Ele pedalou por uma hora com potência média de 240w e frequência cardíaca de 110 bpm. Incrível!

5) Provas

Diariamente, o Zwift tem provas de diferentes categorias. Pessoas do mundo inteiro se reúnem e competem entre si para disputar a vitória. Conheço pessoas que, depois que entraram nesse mundo, praticamente não pedalam mais na rua.

Provas e eventos no Zwift

6) Diversão e Interatividade

Gosto bastante da interatividade do jogo. Apesar de ser fictício, os mapas são dinâmicos e você consegue se distrair se for ficar algumas horas em cima do selim no rolo. Caso queira mapas de montanha, não faltará percurso; caso queira pedal mais plano, também terá opções. Inicialmente, você não acredita que conseguirá ficar tanto tempo no rolo, mas já consegui ficar mais de 4 horas certa vez.

Conforme você evolui dentro da plataforma, consegue comprar bicicletas e equipamentos melhores que melhoram seu desempenho de forma discreta, mas interferem se você tem uma bicicleta mais leve ou mais aerodinâmica, de acordo com o percurso, assim como o vácuo, exceto se você estiver de bicicleta contra-relógio.

7) Responsividade

O aplicativo é rápido e fluido, mas isso acho que dependerá do seu computador ou celular.

8) Incentivadores

A plataforma conta com formas de estimular que você conclua os estímulos, seja por meio de demonstrar sua evolução com cores, barras de desenvolvimento ou frases motivacionais (fazem bastante diferença! Incontáveis vezes terminei o treino porque lia as frases e me esforçava para manter).

9) Constantes Atualizações de Mapas e Interatividade

A plataforma constantemente passa por atualizações que tornam o jogo mais divertido, dinâmico e direcionado para você cumprir seu treino. São detalhes que fazem a diferença, seja com treinos desenhados pelas equipes de ciclismo Pro Tour, aos quais temos acesso, ou com pacotes de novas bicicletas, rodas ou uniformes.

10) Zwift Companion

É um aplicativo que você instala no celular e pode interagir com colegas, marcar treinos com outras pessoas, conversar ou ajustar o treino do celular enquanto o notebook espelha o jogo. Dessa forma, você pode mudar a carga, pular um estímulo, acompanhar tempo e duração de acordo com seu desejo. Pode parecer algo simples, mas quando estamos no rolo, o computador ou tablet ficam mais longe e é difícil manusear enquanto pedalamos. É um acessório que costumo usar e é bastante útil.

Você e eu podemos não gostar de pagar mais, mas utilizo com uma frequência de cinco vezes por semana, então não fico incomodado de fazer o investimento. Para quem faz uso esporádico, realmente o My Whoosh pode ser uma melhor opção. Hoje teria mais trabalho de me acostumar com outra plataforma, mas o Zwift ainda me atende. Vamos ver até quando.

“Ride on”!!

  • Q: O Zwift vale o investimento? A: Depende da frequência e do objetivo dos seus treinos. Para uso frequente e metas específicas, é uma ótima ferramenta.
  • Q: Quais são as alternativas ao Zwift? A: Existem plataformas como Rouvy e My Whoosh que oferecem recursos diferentes, como rotas reais.
  • Q: O que é o Zwift Academy? A: É um programa que seleciona atletas virtuais para a possibilidade de assinar um contrato com equipes profissionais.

Sobre o Autor

Felipe Rodrigues é médico psiquiatra, apaixonado por triathlon, especialmente ciclismo, e vive o esporte como um estilo de vida. Pai da Marina e esposo da Dra. Rafaela, é apaixonado por esporte (só não tanto quanto por sua família).

Foto de Felipe Rodrigues